#Edgar Allan Poe: Medo Clássico - Conto - Berenice

Berenice - 1835















Olá pessoal! Depois de muito tempo, volto com mais um conto da coletânea de Poe. O livro estava parado na minha mesa de cabeceira há meses e então hoje decidi dar continuidade pois preciso terminá-lo logo, afinal tem quase um ano que estou lendo...

Esse é o primeiro conto da parte "Mulheres etéreas" da edição da Darkside, que é narrado por Egeu, um homem problemático que possui tendências a dar extrema atenção a objetos sem importância e desta forma, fugir da realidade. Está prestes a se casar com Berenice, sua prima, porém ela começa a sofrer de um doença desconhecida, onde somente seus dentes permanecem sãos. Assim, Egeu desenvolve uma obsessão por eles. Quando fica sabendo da morte dela, vai a seu velório e o que acontece depois.... não vou contar aqui. Vão ter que ler o conto.




O ponto principal da história é a obsessão e reflexões do protagonista, mostrando toda a loucura da mente humana. A princípio, acreditei que fosse um conto que mostraria o lado romântico do autor, mas estava enganada. Como sempre, as cenas finais impressionam e surpreendem...

E termino essa breve postagem com a citação que aparece no início do conto, e que mostra um pouco da insanidade de Egeu:

Dicebant mihi sodales, si sepulchrum amicae visitarem, curas meas aliquantulum fore levatas. 

Traduzindo: "Meus companheiros me disseram que se eu visitasse o túmulo de minha amada, meu sofrimento seria, de alguma forma, aliviado."

Beijos e até a próxima!

5 comentários

  1. Edgar Allan Poe ♥ Essa edição ficou muito linda.
    Adoro os contos do Poe.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro Poe e esse conto é incrível. Se ainda quiser ler algo mais "romântico" procure pelo conto The Spectacles, é até engraçado =)
    Adorei o blog e já estou seguindo
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo