#Resenha - Só os Animais Salvam - Ceridwen Dovey

TÍTULO ORIGINAL: Only the Animals
AUTORA: Ceridwen Dovey
GÊNERO: Drama
EDITORA: Darkside
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
NÚMERO DE PÁGINAS: 240

SINOPSENós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? "Só os Animais Salvam" é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam.

Oi pessoal! Hoje trago um livro que no começo foi um pouco confuso, tanto que o primeiro conto, o do camelo, não foi muito compreensível para mim mas os demais contos fluíram bem. Só os Animais Salvam traz 10 contos, que se passam em épocas de guerra (mais antigas e mais modernas), narrados pela ótica dos animais. São histórias dramáticas, algumas inundadas de amor, outras de rejeição e violência.

Meus contos preferidos:

Alma de Gata - passado na França e conta a história de uma gata acostumada a uma vida de luxo e é abandonada, encontrando refúgio entre os soldados de guerra, onde encontra outro gato, que já passou por sua vida um dia, quando ela era boa. Vemos a vida pelos olhos dos gatos e como eles se sentem com relação aos serem humanos.

Alma de chimpanzé - passado na Alemanha. Esse não foi dos preferidos mas coloquei aqui na lista pois me chocou demais. Conta a história de um chimpanzé que foi treinado para ser humano e se apaixona pela esposa de seu treinador. Ele estava em guerra e nesse tempo Peter (o chimpanzé) e Evelyn (a esposa) trocam cartas onde demonstram seu amor recíproco. Do mesmo modo, estava sendo treinada uma chimpanzé fêmea para fazer companhia a Peter. Esta, quando descobre o amor entre seu prometido e a humana, fica extremamente decepcionada. Achei bem bizarro...




Alma de cachorro - passado na Polônia. Para mim, o mais tocante pois mostra a total fidelidade do cão para com seu "Mestre" e vemos que, nesse caso, não foi recíproco. Fiquei arrasada...

Alma de tartaruga - iniciado na Rússia e terminado no espaço, um conto sobre solidão. Amei a história da tartaruga super viajada que foi animal de estimação de vários escritores famosos, como Tolstói, Virgínia Woolf e George Orwell.

Fiquei mexida com todas as histórias, especialmente com a última, Alma de papagaio... Esse livro nos faz refletir sobre as relações humanas com os animais, o amor incondicional que eles devotam a seus donos e que nem sempre devolvemos a contento. Percebemos o quanto eles sentem quando a morte está iminente o que me deixou bem pensativa.

Apesar de ter achado alguns contos bem chatos, o livro vale a pena ser lido pela possibilidade de reflexão que ele nos proporciona. E fora que a edição da Darkside está lindíssima! Mais uma para enfeitar minha estante!

Fica aqui mais uma dica. Se já leram, comentem e digam suas opiniões.

Beijos e até a próxima!

10 comentários

  1. Que graça de livro, ainda não conhecia.. Realmente, os animais nos amam de uma forma inexplicável né?

    papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Quero ler esse livro desde que lançou. Achei muito interessante, mas acho que dá um aperto no coração de ler alguns contos. Mas trás boas reflexões e gosto de livros assim! Adorei a dica :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. 😍😍vou ler...com certeza...
    Marga

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata!
    Estava procurando opiniões sobre esse livro e te achei! Quero muito ler esse livro mas estou me programando para fazer um mês com leituras temáticas só com livros de animais.
    Tenho uma cachorrinha (coisa mais linda desse mundo <3 hehe) e já sei que vou ficar abalada com alguns dos contos, pelo que vc falou, mas quero ler mesmo assim.
    E a Darkside capricha, né?!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que gostamos dos animais temos uma sensibilidade diferente por isso nos abalamos. Mas vale a pena ler!
      bjs

      Excluir
  5. Olá
    Eu estou namorando esse livro desde o lançamento dele. Adoro histórias com animais. Deve ser tudo bem fofo e tocante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lary, é muito tocante, apesar de ter um ou outro conto um pouco chato... rsrs
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

Topo