ÚLTIMAS RESENHAS

#Clube do Livro 2017 - Labirinto - A. C. H. Smith

31.3.17

TÍTULO ORIGINAL: Labyrinth: The Novelization
AUTOR: A. C. H. Smith
GÊNERO: Fantasia
EDITORA: Darkside
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
NÚMERO DE PÁGINAS: 272

SINOPSE: Tudo começou em um pequeno labirinto real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, músico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguém o coração das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geração pode não lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memória: Os Muppets, Vila Sésamo, Muppet Babies e até a inesquecível Família Dinossauro. Além deste, Henson também criou fábulas como Labirinto, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geração quando foi lançado, há 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e também responsável pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmão e - para seu espanto - é atendida. Arrependida, ela é desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mágicos. 



Olá pessoal!

Essa leitura foi realizada para cumprir o desafio do mês de março do Clube do Livro 2017 cujo tema é um livro com ilustrações + livro lido em um dia. Infelizmente eu acabei furando o livro lido em um dia pois não tive condições com essa minha vida corrida.

Labirinto é a adaptação do filme de mesmo nome, criado por Jim Henson (mesmo criador de Muppets, Vila Sésamo e Família Dinossauro) que conta a história de Sarah, uma adolescente que se sente excluída pelo pai e pela madrasta, que dão toda sua atenção ao seu meio irmão, Toby, ainda bebê. Como sua mãe é atriz e Sarah quer seguir os mesmos passos, ela ensaia várias passagens de um livro chamado O Labirinto, que conta uma história de duendes.

Ao voltar de um dos seus ensaios, Sarah é recepcioanda em casa muito mal por sua madrasta, pois ela a estava esperando para ficar de babá de Toby, enquanto ela e seu pai sairiam para uma apresentação. Sarah se revolta e, ao ficar a sós com o irmão e ele não para de chorar, ela deseja que o Rei dos Duendes o leve, dizendo as palavras contidas no livro que está lendo, testando se elas tinham poder.

Só que ela não contava que as palavras REALMENTE tinham poder...




Bom, eu não tenho vergonha de admitir que sou uma ignorante literária e cinematográfica. Digo isso porque, acreditem, eu não havia assistido ao filme Labirinto. Vou contar um segredo para vocês: meus pais não eram (e não são até hoje) pessoas muito fãs de cinema e por isso não me incentivaram quando criança e então não assisti muitos filmes na minha infância e este, como muitos outros clássicos, acabaram passando direto. Comecei a me interessar por filmes já bem mais velha e, agora lendo muitos livros, virei viciada rsrsrsrs Antes tarde do que nunca!!! 

Quando a Darkside lançou esse livro fiquei logo apaixonada por ele pois é muito bonito e fiquei também bem curiosa pois ele era o inverso: era baseado em um filme. Daí, como precisava ler para o Clube do Livro 2017, nesse mês de março, um livro que contivesse ilustrações, ele foi o escolhido.

Então decidi fazer o seguinte: assistir ao filme antes de ler, só para ver se a adaptação foi bem feita!!!! Só que aí é que o bicho pegou...




O filme é demais, tem uma trilha sonora fantástica, meu filho assistiu comigo e amou, só que eu comecei a ler logo em seguida. E como o filme estava fresquinho na minha cabeça, foi como assistir o filme duas vezes. E foi cansativo, arrastado, tipo, "putz, vou ver tudo isso de novo???" Porém, isso não tirou todo o encantamento da adaptação, que foi maravilhosa! Foi tanto que me deu essa impressão de estar assistindo o filme de novo. O autor descreveu cada detalhe, entretanto gerando uma sensação diferente em mim com relação ao filme. No livro temos algumas passagens mais bem explicadas.

Eu recomendo a leitura dele sim, principalmente para os amantes do filme. É uma leitura rápida e, nas 80 últimas páginas do livro, você ainda pode ver os esboços do criador, tanto dos desenhos dos duendes quanto da história. Bem bacana...

Abaixo, o trailer do filme:




Beijos e até a próxima!!!

Abaixo o banner dos blogs que estão participando do projeto para vocês acompanharem todas as postagens!


12 comentários:

  1. Oi Rê!
    Esse filme passava de vez em quando na sessão da tarde e tenho certeza que já assisti, porém não me lembro dos detalhes da história, então acho que minha leitura será proveitosa rsrsrss
    Estou encantada pela edição do livro... lindo demais!
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passava na sessão da tarde e eu nunca tinha assistido! rsrsrs Absurdo!
      bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Que livro lindo! Adorei sua resenha e fiquei curiosíssima para realizar a leitura da obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê, acho que como o livro é o roteiro do filme me pareceu que ficou bem igual, mas ao contrário de vc eu assisti o longa no começo dos anos 90, bem criança ainda, então ler pra mim foi quase uma nova descoberta rsrsrrs A edição ta lindíssima <3

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua experiência será melhor do que foi a minha!
      bjs

      Excluir
  4. Acredita que não conheço o filme? E o livro parece ser incrível! Li sua resenha pensando "eu quero, eu preciso"! Definitivamente vai para a minha infinita lista de leitura <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca havia assistido! Mas nunca é tarde para conhecermos os clássicos...
      bjs

      Excluir
  5. Oi Renata
    Eu não conhecia o livro e também não tinha visto o filme. Sempre prefiro ler primeiro, para não ficar cansativo, já que eu detesto releituras ou assistir filmes mais de uma vez.
    As edições da DarkSide são lindas e sempre caprichadas
    Adorei o post e a forma como você escreve!
    Muito bacana este projeto, vou espiar melhor
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. O filme, assisti no cinema quando era criança, é o filme da minha vida e tatuei https://www.instagram.com/p/BKIxUHXBUd3/ um dos labirintos do livro no meu braço. Então não tenho muito mais o que comentar. :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS