TÍTULO ORIGINAL: Under the Dome
AUTOR: Stephen King
GÊNERO: Ficção/Suspense
EDITORA: Suma de Letras
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
NÚMERO DE PÁGINAS: 954

SINOPSE: Assim que a pequena cidade de Chester's Mill se vê envolta por um misterioso campo de força, os moradores percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem e são separadas de suas famílias com a repentina aparição da redoma. A situação fica ainda mais grave quando são expostas às consequências ecológicas da berreira e às maquinações de Big Jim Rennie, um político dissimulado que usa a redoma como um meio de dominar a cidade.
Enquanto isso, o veterano de guerra Dale Barbara é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra pode significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência.
É nesse momento que Dale se junta a uma equipe de corajosos moradores para impedir que o caos se instaure: a proprietária do jornal local. uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. Mas não vai ser tão fácil Big Jim fará de tudo para alcançar seus objetivos e qualquer um que cruzar seu caminho terá de lidar com as consequências.
No entanto, o principal adversário do moradores é a própria redoma. Encerradas ali, sem possibilidade de escapar, as pessoas serão obrigadas a enfrentar seus medo e impulsos, e darão voz a seus instintos mais primordiais.


A que nível chega o ser humano quando se vê acuado, preso e sem previsão de quando poderá fazer tudo o que havia planejado para sua vida? Sem uma justiça para controlar a cidade, com recursos limitados e prestes a um desastre natural? Cada um reage de uma maneira e é isso que essa obra prima de Stephen King mostra para nós, a capacidade que o ser humano tem de se corromper e fazer as maiores atrocidades numa situação de crise.

É uma história com muitos personagens (característica comum nos 3 livros do autor que já li) e de início é fácil se perder com o nomes, mas com o tempo você vai encaixando cada personagem à sua função na história.



É uma manhã tranquila, quando Dale Barbara caminha calmamente rumando para fora da cidade e vê, de repente, uma marmota se partir ao meio, um avião bater e cair espalhando destroços da máquina e de seus passageiros. Daí, logo se descobre que a cidade foi envolta por um campo de força invisível, que os isolou do mundo. Com a redoma, famílias foram separadas, quem estava trabalhando ou fazendo compras fora da cidade ficou preso do lado de fora. Mas as coisas ficariam muito piores para quem ficou do lado de dentro. Big Jim Rennie, o segundo vereador da cidade, homem temente a Deus porém apaixonado por controle, vê na Redoma a oportunidade para colocar a cidade em suas mãos mas tem Barbara em seu caminho. A história tem muita adrenalina e te deixa sem comer se você não prestar atenção. As coisas acontecem muito rápido, em um curto período de tempo.



Como eu assisti a série antes de ler o livro acabei a achando muito fraca. Não tem como achá-la melhor. No post que eu fiz sobre a série (aqui) eu estava empolgada pois ainda estava no início da segunda temporada. Achei que na série viajaram demais na maionese. As histórias são bem diferentes e as mudanças me incomodaram. Alguns personagens são os mesmos mas com encaminhamentos diferentes do livro, por exemplo, o casamento de Julia, Rusty fora da redoma, Linda com duas filhas... assim, quem assistiu a série pode ler o livro sem medo de ver algo repetitivo.

Como o foco do livro não é a redoma em si mas o comportamento humano nessa situação, a explicação para a sua existência ficou confusa pra mim. Achei fora do contexto. Ou pode ser que não tenha entendido mesmo... por favor, quem leu, me dá uma ajuda nesse sentido. Quem quiser, para não dar spoiler nos comentários, pode me mandar um email. O contato está no blog.

Li esse livro em 19 dias, se tivesse mais tempo livre, leria em bem menos tempo, pois ele é viciante. A cada obra de King que leio me torno mais fã. Livro recomendadíssimo!

Beijos e até a próxima!

12 Comentários

  1. Oi, Renata! Tudo bom?
    O King sempre tem a capacidade de nos surpreender com suas habilidades. Incrível isso.
    Queria muito ler esse livro, mas o preço não colabora para a minha vontade hahaha
    Amei seu resenha XD
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      só comprei porque peguei uma super oferta na amazon pela metade do preço dele, senão não comprava também!
      bjs

      Excluir
  2. Oi Rê! Que delícia de post! Adoro ler tudo do autor e quero muito embarcar nessa história também! Eu parei de assistir o seriado na terceira temporada porque achei meio bobo e fiquei sem acreditar que aquilo foi baseado na história escrita por King... agora me empolguei com sua resenha e vou colocar na lista pra ler também, porque a premissa do livro é ótima!

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, coloque sim, não vai se arrepender pois o livro é muito superior à série!!!
      bjs

      Excluir
  3. Oi, flor!
    Nunca li nada do King, mas tenho muita vontade.
    E tenho a impressão que vou me tornar cada vez mais fã dele assim como você rs
    Gosto muito da temática, espero ter oportunidade de ler algo dele em breve.

    Bom final de semana
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Auuunw, eu nunca li nada do cara, mas estou ficando com mais vontade todo santo dia HAHAHAH tem tanto leitor por ai falando tão bem do cara <3

    beeijão <3
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, tudo bem?

    Não li o livro ainda, mas sendo King já posso esperar uma trama interessante. Imagino que vc teria devorado em poucos dias mesmo! Adorei a resenha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata,
    Eu já assisti a série, mas não li o livro.
    Nunca li nada Stephen King e pretendo fazer isso em breve!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale,
      você PRECISA ler King! Leituras obrigatórias!
      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário se gostou da postagem. Se não gostou, também pode deixar...